Blogagem Coletiva: Como É Que Eu Encontro Novas Músicas?


Esta postagem faz parte da Blogagem Coletiva de Agosto do Together, um projeto para unir a blogosfera! Para saber mais, clica aqui.
Saudações Unicórnios!

O tema deste mês no Together é "Como Conhecer Músicas Novas?", eu nunca pensei ter um método específico para isso mas vou indicar algumas das formas como eu achei músicas novas. Como eu só tenho ouvido k-pop e música coreana em geral vou focar-me mais nesse género, mas acho que isto se aplica a todos os tipos de música.

#1 - Spotify

O Spotify é uma das plataformas de music streaming (reprodução de músicas) mais utilizadas em todo o mundo. Para fãs de k-pop que não utilizam produtos da Apple, é, também, a melhor alternativa. Todos sabemos que a Apple Music tem muito mais variedade no que toca a k-pop, por exemplo, lá, é possível encontrar os artistas da JYP, pelo menos os mais famosos, mas, no Spotify, a JYP é apenas uma lenda, está lá mas não está realmente lá, pelo menos para residentes em Portugal, porque presumo que o problema seja um bloqueio regional.

Spotify
Mas voltando ao assunto principal, o Spotify tem vários recursos adequados para descobrir novas músicas baseando-se nos interesses do utilizador, e funciona com k-pop. Para além do sistema de rádio, que recomenda músicas de acordo com o género musical ou artista de preferência do utilizador, também temos algumas playlists de k-pop que são atualizadas constantemente, como o K-Pop Daebak, onde já cheguei a encontrar muitos artistas e músicas novas, por isso recomendo bastante, tem muita variedade, lá, podem encontrar artistas de todo o tipo, dos mais flop aos mais famosos.

[E o melhor é que, ao usar o Spotify, estamos a apoiar LEGALMENTE os nossos artistas preferidos. Eu sei que a publicidade é chata, mas é muito mais prático e correto utilizar o Spotify, os planos premium também são bastante acessíveis, até tendo em conta que já existem planos familiares e descontos para estudantes universitários. Este post não é patrocinado pelo Spotify, já agora (quem me dera).].


#2 - YouTube

Esta é, talvez, a forma mais popular de encontrar novas músicas. Estamos a ouvir uma música conhecida e, de repente, aparece uma sugestão na barrinha do lado e sem mais nem menos estamos num universo à parte. Foi assim que achei o k-pop.

YouTube
A diferença entre o YouTube e o Spotify no que respeita a encontrar novas músicas, é que, no Spotify, o utilizador irá sempre encontrar o que quer e o que gosta sem sair da sua zona de conforto, e no YouTube, o utilizador pode passar de unicórnios e arco-íris para inferno e fogo em menos de um minuto e é engraçado como as pessoas, por vezes, gostam de coisas tão opostas ao mesmo tempo.

Quando se trata de k-pop, o 1theK é, talvez, o melhor canal a subscrever. Artistas menos conhecidos, entre outros, utilizam o 1theK para promover o seu trabalho, por isso podemos ver os seus novos lançamentos assim que saem e, como este canal é maioritariamente direcionado para os fãs internacionais, também temos, frequentemente, legendas em inglês, o que é bastante conveniente para quem não sabe coreano. Quem sabe se um dia não aparece um artista novo na nossa aba das subscrições e ainda acabamos por gostar e acompanhar o seu trabalho.

#3 - Blogosfera

Seguir blogues que falem sobre música também é uma ótima forma de conhecer novos artistas e novas músicas. Podemos clicar numa review de uma música que nunca ouvimos na vida e, de repente, parece que achámos a porta para Nárnia. A internet tem vários sítios onde as pessoas podem partilhar e falar sobre a música que gostam. Sejam grupos no Facebook, um grupo de chat no WhatsApp ou no Twitter, ou até a Blogosfera, manter a mente aberta e estar disposto a dar uns minutos a algo que ainda não conhecemos não magoa, a não ser que estejam na deep web, e se andam metidos nisso, não deviam porque é perigoso, mas quem sou eu para vos impedir.

Para além de conhecer novas músicas, vocês vão poder formar ou participar numa comunidade saudável, espero, onde trocarão opiniões com outras pessoas, e isso é uma coisa fantástica que a internet nos trouxe e que temos de aproveitar. Muitos amigos podem ser feitos dessa maneira, por isso, não deixem de comentar e participar nos blogues, nunca se sabe quando farão grandes amigos.

E vocês? Como encontram músicas? Utilizam algum destes métodos? Como foi a vossa experiência? Digam nos comentários!

Sem comentários:

Enviar um comentário