Blogagem Coletiva: O Que Me Mantém Na Blogosfera?


Esta postagem faz parte da Blogagem Coletiva de Julho do Together, um projeto para unir a blogosfera! Para saber mais, clica aqui.
Saudações Unicórnios!

Agora meti-me noutro projeto, que achei muito interessante. Vamos ver se chego até ao fim, tenho mais jeito para começar as coisas do que para as acabar. Por falar em começar as coisas e não as acabar, o tema deste mês do Together é: "O que te mantém na blogosfera?", e realmente, essa é uma boa pergunta, nem eu sei, mas vou tentar responder neste post.

Como tudo começou...

Acho que vale a pena começar pelo início (faz sentido). A primeira vez que eu soube da blogosfera foi através de uma amiga quando eu tinha, aproximadamente, 12 ou 13 anos (tanto que se forem ao meu perfil podem ver que criei esta conta em outubro de 2011). Essa minha amiga tinha um blogue de turma na escola, e nós decidimos criar um blogue para nós as duas (já nem me lembro do que lá publicávamos), uma brincadeira. Porque qual é o propósito de ter um blogue se não nos divertirmos com ele?

Mesmo quando eu deixei de falar com essa minha amiga, eu continuei na blogosfera. Criei vários blogues, sobre vários assuntos ao longo dos tempos, mas acho que os que mais me marcaram foi o meu primeiro blogue "a sério", foi um bloguezinho simples chamado O Blogue da Bea, também não me lembro do que publicava lá mas sei que já começava a ter um formato semelhante ao que tem o meu blogue hoje. Fui crescendo e percebi que já não me identificava com esse blogue, criei então o A Preguiça É Um Hobbie, onde escrevi durante, provavelmente, 2 anos, e arrependo-me profundamente de o ter eliminado, não sei o que me passou pela cabeça, mas enfim, não vale a pena chorar sobre o leite derramado. E, finalmente, criei A Vida de Uma Hikikomori mas arrependi-me do nome, um bocado/talvez muito estúpido, e mudei, para o que é hoje, Unicorns & Chill.


Então o que me mantém mesmo na blogosfera?

Eu comecei de novo várias vezes simplesmente porque estava desmotivada ou porque comecei a achar o meu conteúdo um pouco "doloroso de ler" (cringy). Não sei se são esses novos começos que me mantém na blogosfera ou o simples facto de que estou tão habituada a ela que já é estranho viver sem ter um blogue, mesmo que eu não publique durante meses.

A verdade é que eu nunca fui uma pessoa muito social, nunca tive muitos amigos com quem eu pudesse falar sobre o que eu achava ou sobre o que eu gostava. Um blogue é um sítio onde se escreve sobre várias coisas que, no dia-a-dia, ninguém estaria disposto a ouvir, e, na internet, tens um conjunto de pessoas que estão dispostas a dar um pouco do seu tempo para ler sobre o que tu gostas ou o que tu achas.

Hoje em dia, a blogosfera está a ficar muito menos diversificada do que era antes. Antigamente havia blogues sobre tudo e igualmente populares independentemente do seu tema, mas, atualmente, quando alguém se refere à blogosfera, refere-se a blogues sobre moda, DIY, maquilhagem, lifestyle, viagens, etc., géneros que têm ganhado muita atenção nestes últimos tempos. Os blogues parecem-me cada vez mais iguais e cada vez menos interessantes, mas há uma comunidade (os excluídos haha) que ainda se mantém forte e consegue popularidade mesmo tendo de se esforçar o dobro. Eu admiro muito esses blogues, acho que são eles que me dão esperança para uma blogosfera interessante e diversificada, também são uma das razões pelas quais eu me mantenho aqui.

Bem, vou acabar o post por aqui. Se vocês ainda não se inscreveram no projeto Together e estão interessados... bom, não sei do que é que estão à espera, visitem o site e inscrevam-se! Se não estão interessados em participar podem sempre dizer-me nos comentários o que vos mantém na blogosfera!

Sem comentários:

Enviar um comentário