Dramas: Weightlifting Fairy Kim Bok Joo [Review]

DramaFever
Saudações Unicórnios!

Hoje trago uma review (sem spoilers) de um drama que acabei de ver recentemente. Weightlifting Fairy Kim Bok Joo é um drama sul coreano, foi transmitido durante o final de 2016 e o início de 2017 na MBC (canal televisivo).

Há pouco tempo, acabei de ver Legend of the Blue Sea. Apesar de ter gostado bastante, não achei que vocês estivessem interessados numa review aqui no blogue e a maioria das coisas que eu tinha para dizer sobre esse drama eram apenas uma questão de gosto pessoal, não havia nada que valesse a pena realçar.

No entanto, Weightlifting Fairy Kim Bok Joo superou as minhas expetativas. Sendo assim, primeiro vou dar-vos uma breve sinopse e depois passo a falar-vos sobre o que eu achei do drama.

MyDramaList
Sinopse:
Kim Bok Joo tem 21 anos e frequenta uma universidade de desporto. Desde pequena que tem muita força e que aspira em ser weightlifter (levantadora de pesos), tal como o seu pai. Ela tem duas grandes amigas, Seon Ok e Nan Hee que, tal como ela, também são weightlifters. Dentro da universidade há uma grande rivalidade entre as estudantes de ginástica rítmica e as weightlifters. Certo dia, ela descobre que um antigo colega da escola primária, Joon Hyung, também frequenta a universidade na equipa de natação e que, devido a um trauma, não consegue iniciar as partidas corretamente. É uma história sobre amizade, amor, objetivos de vida, dificuldades para os alcançar e sobre a pressão e as conceções da sociedade.

Ao contrário de outros dramas que vi, este pareceu-me bastante natural no que toca a relações interpessoais. As personagens não ficam amigas do nada, nem se apaixonam do nada. Há um processo. Para além disso, a história não se foca apenas no amor e na amizade (como é bastante comum), mas também na pressão e nas dificuldades que os atletas (ou qualquer pessoa que tem sonhos a concretizar, neste caso são atletas) têm para alcançar os seus objetivos.

Outra coisa que valorizei bastante foi a crítica ao papel da mulher na sociedade sul coreana (e em muitos outros lugares, um bocadinho em todo o lado, se me atrevo a dizer).

Este drama tem como personagem principal uma mulher forte que é bastante diferente da mulher sul coreana comum, e há várias cenas em que certos comportamentos dela ou das amigas são criticados de uma maneira algo sexista. Enquanto estas mulheres fortes são retratadas, não deixam de mostrar o quanto elas gostam de ser mulheres, o que eu achei bastante interessante, é um equilíbrio que, muitas vezes, não é feito.

Mas apesar de isto ter sido bastante focado, se assistirmos o drama com atenção, também o papel do homem é falado, de maneira menos explícita, mas é. Eu reparei como, ao contrário de muitos dramas em que o homem é tipo "macho alfa" e não sei quê, neste, há uma vertente um pouco mais sentimental, mostra que está tudo bem em estar triste e chorar, e que ser simpático é muito mais atraente do que ser um idiota que acha que as mulheres servem para casar e ficar em casa (é melhor parar por aqui se não vou passar para outro tópico).

Resumindo, se querem um drama super divertido (porque comédia, nisto, é o que não falta) e diferente (todos os clichés dos dramas acontecem ao contrário), vejam Weightlifting Fairy Kim Bok Joo. Tem 16 episódios, cada um com, aproximadamente, uma hora. Vale muito a pena!

Avaliação: 🌟🌟🌟🌟🌟

Sem comentários:

Enviar um comentário