Pessoal/Atualidade: PORTUGAL GANHOU A EUROVISÃO PELA PRIMEIRA VEZ!

Saudações Unicórnios!
E heis que ontem aconteceu o inesperado (se calhar esperado por muitos mas, certamente, não por mim), Portugal ganhou o Festival da Canção da Eurovisão pela primeira vez!
E os meus leitores brasileiros podem estar neste momento a perguntar: o que é isso? Porque é que é assim tão especial Portugal ter ganhado pela primeira vez? Não se preocupem que eu explico!

O Festival da Canção/Eurovisão/Eurovision (dêem o nome que quiserem nas línguas que quiserem), é um grande concurso que acontece todos os anos e no qual participam todos (ou quase todos) os países europeus e, por vezes, alguns convidados, como a Austrália e Israel. Neste concurso cada país tem um representante, que apresenta uma música. Primeiro, a população de cada país vota num representante, depois os representantes de todos os países participantes vão às semi-finais, quem passar na semi-final vai à final e lá decide-se quem ganha. Tudo é jeito através do televoto da população de todos os países participantes e de um júri no festival, no entanto, o voto dos espetadores conta muito mais.

Não pensem que isto é recente, este festival existe desde 1956 e Portugal fez a sua primeira participação em 1964, ou seja, Portugal participou quase todos os anos, durante 53 anos, no total devem ter sido umas quarenta e tal participações, nunca tínhamos ganhado e finalmente aconteceu!

Para o ano que vem o festival vai ser aqui em Portugal (provavelmente em Lisboa) e vai ser a primeira vez, também, que organizamos o festival! Talvez agora entendam o porquê da grande festa que tem acontecido no Twitter. Deixo-vos aqui o nosso Salvador (entenderam? Salvador, o nosso salvador?) depois de saber que venceu o festival, a cantar com a irmã, Luísa Sobral, que compôs a música:


Eu nunca pensei que fossemos ganhar, esta música não é muito comum num festival e é bastante portuguesa. O meu receio era que os estrangeiros não conseguissem entender o significado da música, mas conseguiram, e votaram em nós, e ganhámos sem sair uma única vez do primeiro lugar!

Parabéns Salvador! Parabéns Luísa! Parabéns Portugal!

Sem comentários:

Enviar um comentário