Pessoal/Curiosidades: Ser vegetariana? Ou vegan? O que é isto?


Saudações Unicórnios! De certeza que já viram pessoas que afirmam com toda a certeza do mundo que os vegans obtêm tudo o que é necessário para viver de forma saudável, o que é falso, no entanto, os vegetarianos conseguem, sim, aguentar-se sem carne.

Antes que comecem com mimimis eu vou explicar: há uma vitamina que só é obtida através de derivados animais e da alga Nori, (no entanto, esta alga não é uma fonte muito confiável, para humanos, desta vitamina) a vitamina B12, que previne problemas cardio-vasculares e neurológicos. (Mais informações em: The Vegan Society)

Há vários tipos de vegetarianos:
  • Ovolactovegetarianos: apenas excluem a carne; bebem leite, comem ovos e os seus derivados;
  • Ovovegetarianos: comem ovos e os seus derivados; excluem carne, leite e os seus derivados;
  • Lactovegetarianos: bebem leite e consomem outros laticínios; excluem carne, ovos e os seus derivados;
  • Vegetarianos semiestritos: não consomem nenhum produto alimentício de origem animal, à exceção do mel;
  • Vegetarianos: não consomem nenhum produto alimentar de origem animal.

E a diferença entre os vegetarianos verdadeiros e os vegans, é que os vegans, para além de não se alimentarem de nenhum produto animal, também não adquirem ou consomem outros produtos não alimentares de origem animal, por exemplo, não usam roupas feitas de lã, nem feitas de pele, não adquirem produtos cosméticos testados em animais (se bem que, na minha opinião, ninguém deveria fazer isso, é uma questão de ética, e nem faz sentido, sendo que a pele dos animais é diferente da nossa, mas enfim, isso é outro assunto), etc.

Eu não seria capaz de ser vegetariana verdadeira ou vegan, mas seria bem capaz de ser ovolactovegetariana, sempre fui muito esquisita com carne, e um pouco, mas não tanto, com peixe; há animais que nunca provei e não consigo comer porque me lembro do bicho (fazer o quê, né?); para além disso, ao ser ovolactovegetariana, ainda seria bem capaz de adquirir a vitamina B12, enquanto que os vegans e os vegetarianos mais restritos são obrigados a tomar suplementos para se manterem saudáveis (honestamente, eu também tenho de tomar vitaminas, e estas incluem B12 porque eu como muito pouca carne), para além disso, usar roupas de lã, por exemplo, parece-me demasiado radical, tirar a lã das ovelhas é, na verdade, um alívio para os animais, porque lhes tira peso e permite que eles não fiquem a sofrer com calor durante o Verão, agora, matar animais para fazer malas e casacos, isso não, nem pensar!

Mas pronto, isto é só a minha opinião sobre o assunto, e para vos dar a conhecer, fui buscar informação à tia Wikipédia (www www), que eu sei que não é fiável, mas eu já sabia de muitas destas coisas, vários youtubers que são vegans explicam tudo isto e, felizmente, passam a informação às pessoas para não as influenciar, erradamente, a adotar dietas loucas, a pessoa pode ser vegan sim, mas deve sempre consultar um médico que lhe receite uma dieta adequada e suplementos vitamínicos necessários! O site The Vegan Society explica tudo o que precisam saber se quiserem ser vegans, recomendo muito se estiverem a ponderar sobre isso!

Também recomendo que vejam um documentário chamado Cowspiracy, que eu vi quando andava no ensino secundário, é bastante elucidativo acerca do que o consumo exagerado de carne faz, não só aos animais, como ao planeta.

E é tudo, se quiserem comentar sobre o assunto podem fazê-lo nos comentários, e lembrem-se de ser educados uns com os outros, sei que este costuma ser um assunto controverso, portanto, respeitem-se! Comentários ofensivos serão sempre banidos!

Sem comentários:

Enviar um comentário