App/Site: Duolingo [Review]


Saudações Unicórnios! Hoje vou trazer algo um pouco diferente do habitual. Desta vez vou rever uma aplicação de aprendizagem de línguas, de que, provavelmente, já ouviram chamar, pois é muito popular, chamada Duolingo.

O Duolingo está disponível, em aplicação, tanto para Android como para IOS, mas também é acessível pelo computador, tem várias línguas, portanto, se quiserem experimentar, podem clicar neste link e dar uma olhadinha! É gratuito!

Prós:
  • Interface simples de utilizar;
  • Exercícios eficazes;
  • Divertido e dinâmico;
  • Regime diário de treino;
  • Obriga a relembrar palavras esquecidas;
  • Explica o uso correto das palavras, ou das regras gramaticais;
  • Tem um fórum onde podemos dar e receber dicas de outros aprendizes.

Contras:
  • Não distinguem as variações de língua consoante o país (por exemplo, só há português do Brasil, o que me causou problemas com palavras que não usamos em Portugal, também não distinguem o inglês americano do britânico);
  • Pouca variedade de línguas e cursos inacabados (a maioria apenas se encontra disponível para falantes de inglês);
  • Pede traduções demasiado literais;
  • Para quem nunca teve aulas da língua em questão, não serve de muito;
  • Apesar de ter o fórum, não há um chat para falar com nativos, o que seria bem prático e poupava o utilizador de ter de instalar outras aplicações.

Ainda assim, o Duolingo pode ser uma ótima opção para quem se quer comprometer a, casualmente, aprender uma língua, no entanto, aviso que não devem recorrer apenas a esta aplicação, o ideal é ter aulas e usá-la para rever e estudar. Se não tiverem possibilidades, tentem achar outras aplicações ou sites que vos permitam estudar um pouco mais a gramática e falar com nativos.

Se forem fluentes ou tiverem um nível já, relativamente elevado, recomendo que vejam os cursos para falantes de inglês, pois há muito mais variedade de línguas.


Para falantes de português do Brasil, apenas há inglês, espanhol, francês, alemão e italiano (incompleto), que são basicamente as línguas a que, qualquer um, tem fácil acesso (e isto, na minha opinião, tira utilidade ao site).

Para falantes de inglês, está disponível espanhol, francês, alemão, italiano, português, russo, holandês, sueco, irlandês, turco, dinamarquês, norueguês, polaco, esperanto, hebraico, ucraniano, vietnamita, galês, hungaro, grego, romeno, suaíli, checo (incompleto), hindi (incompleto), coreano (incompleto), klingon (sim, klingon, de Star Trek, não perguntem porquê, também está incompleto), indonésio (incompleto).

Para falantes de espanhol aparecem as mesmas que para português (e português) mais catalão, esperanto e guarani. De resto não há nada mais.

A grande maioria das línguas apenas está disponível para falantes de inglês (sim, eu fui ver o que estava disponível para todas as línguas na lista do site). E faltam línguas que são cada vez mais importantes como o árabe, o mandarim e o japonês, o que é um grande contra deste site.

E vocês, o que acham? Já usaram o Duolingo, se sim expressem a vossa opinião! Se não, digam se ficaram interessados, nos comentários!

Sem comentários:

Enviar um comentário