Semana de Inscrições e Receção - University & NO Chill #1 [Pessoal]


Saudações Unicórnios! Fiquei ausente durante algum tempo porque, como expliquei, estava muito ansiosa pelos resultados das colocações (ou seja, não conseguia pensar em mais nada) e iria estar ocupada durante a semana das inscrições. Tal como previ, assim foi, sendo assim, vou começar esta rubrica para vos contar sobre a universidade e o meu percurso, não só para alunos pré-universitários curiosos, como para leitores do Brasil que queiram saber mais sobre a universidade em Portugal.

Para começar, fiquei colocada na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa no curso de Tradução, que não era a minha primeira opção, como alguns sabem, mas sim a segunda.

Quando fui lá para começar a tratar da matrícula admito que estava um pouco triste e assustada. "Será que vou gostar do curso? Será que vou gostar do ambiente (social)? Será que as disciplinas são chatas?". Tinha (e ainda tenho) todas aquelas perguntas típicas de um caloiro que só o tempo irá responder (que filosófico).

Foi uma semana muito cansativa, a habituar-me a fazer uma hora de caminho para ir e outra para voltar, a tratar de burocracias que nem fazem sentido... mas tirando todos esses aspetos negativos, conheci colegas não só de curso mas também da faculdade, conheci alguns veteranos (e provavelmente serão eles a praxar-me daqui a uns dias). O que posso dizer é que gostei bastante do ambiente da FLUL, foram todos super simpáticos comigo e tentaram ajudar-me com o que podiam e talvez até com o que não podiam. A comida da cantina onde fui foi boa, no entanto comi na secção macrobiótica (vegetariana) que dizem ser a melhor, e sinceramente o comer da secção "normal" não pareceu estar bem de acordo com o meu gosto, mas eu também sou meio esquisita com carne e peixe e já se sabe não é?

A diretora do meu curso passou a impressão de ser uma pessoa super acessível, muito simpática e sem grandes formalidades, ou seja, não é daquelas professoras que estão sempre maldispostas, muito pelo contrário, parece ser uma pessoa com uma ótima disposição.

Eu escolhi ter Inglês e Alemão (porque há anos que quero aprender alemão e nunca ninguém me deixa, agora vai), e sendo o Inglês a minha língua A (ou seja, a mais importante) irei ter cadeiras como Literaturas e Culturas de Expressão Inglesa e Cinema Inglês, nada mau hein?

Também tenho visto lá muitos alunos estrangeiros, nomeadamente chineses, essa mistura de culturas é ótima, principalmente para alunos de cursos de letras e história, não só podemos aprender mais sobre novas línguas como também sobre outras culturas e acho isso fantástico!

Aconteceu muita coisa mas acho que já falei do que interessa e do geral. As minhas aulas vão começar no dia 19 e as praxes também (mal posso esperar -.-''), embora a ideia de ser praxada de momento não me agrade muito nunca vou saber até experimentar e se não gostar posso sempre ir embora então não custa nada ir lá quando tiver um tempo livre.

Então... vou tentar dizer-vos mais alguma coisa para a semana, por agora ainda não aconteceu nada de muito interessante mas achei que deveria dar sinais de vida!

Se já foram caloiros, como se sentiram nos vossos primeiros dias? Se nunca andaram na universidade (e estão a pensar em frequentá-la) o que esperam da mesma? Digam nos comentários!


Sem comentários:

Enviar um comentário