Reasons Why I Prefer to Read a Book In Paper Instead of an E-Book [PT/ENG]



 Ler em Português      Read in English


Saudações Unicórnios! Estou a ficar preocupada porque não tenho recebido comentários ultimamente, será que é porque coloco os títulos em inglês e as pessoas nem visitam em primeiro lugar porque acham que o post só está disponível em inglês? Se não for esse o caso e se for só falta de interesse digam nos comentários, é importante! (Devia ter feito um anúncio a explicar que o blogue agora é bilíngue, mas enfim, continuando).

Estava a lavar os dentes quando esta ideia para um post me surgiu (as ideias aparecem sempre quando estou a lavar algo, tenho de lavar mais).

Com a evolução da tecnologia cada vez mais pessoas compram os seus livros em suporte digital (também conhecido como E-Book) e eu já experimentei ler alguns desses, infelizmente, eu não sou capaz por várias razões, e são essas razões que vou identificar no post de hoje.

www
Em primeiro lugar, ler um livro em papel não faz tão mal à vista quanto o e-book devido à luminosidade, que pode secar, irritar e até queimar os teus olhos se for em demasia (eu sei porque isso acontece-me com o computador, não sigam o meu exemplo crianças, vão brincar lá para fora e sejam saudáveis).

Em segundo lugar, um e-book não parece real. Quando estás a ler um livro em papel podes sentir as folhas, já se estivermos a falar de um livro digital o mesmo não acontece, basta apenas deslizar o dedo pelo ecrã para passar para a próxima página e isso, por alguma razão, deixa-me desconfortável.

Em terceiro lugar, um livro em papel não gasta bateria. Se estiveres a ler um livro no tablet, por exemplo, a bateria do mesmo pode gastar-se então depois podes precisar dele para outras tarefas ou podes até querer ler mais, e isso será impossível caso a bateria já esteja no 0%. Enquanto isso, se tiveres um livro em papel não tens esse problema, também podes levá-lo para qualquer lugar (principalmente se for um livro de bolso), podes lê-lo a qualquer hora e em qualquer lugar, e ainda digo mais, se estiveres num lugar público, por exemplo, à espera do autocarro ou do metro, não vais ter tanto receio de que to roubem, pois não é, nem de perto, tão valioso quanto um tablet ou um leitor de e-books.

Em quarto lugar, um e-book pode não durar tanto quanto um de papel. Imagina que compras livros no Google Livros da Play Store para Android, alguns podem até ser mais baratos, mas um dia, hackeiam a tua conta Google e tu ficas sem os livros, é muito chato, é uma das desvantagens da tecnologia apesar de estar no meio de imensas vantagens. Hackers são ladrões, eles roubam contas e informações pessoais das pessoas na internet, todos sabem disso e ninguém está livre que lhe aconteça, é como andar na rua e ter a carteira roubada. No entanto, provavelmente esse hacker não estaria interessado em livros mas sim em outras informações, já para não falar que poderá enviar e-mails em teu nome, ou até eliminar o teu blogue. É risco dos e-books, e pode dar muitas dores de cabeça, não há nada que possamos fazer para o evitar, mas para mim, é uma desvantagem.

www
Bónus! Os livros digitais abrem uma porta para a pirataria, qualquer pessoa que tenha acesso ao livro, mesmo que seja contra os termos do site de onde o comprou, ela pode facilmente fazer uma cópia e disponibilizá-lo ilegalmente online, prejudicando as editoras e todo o pessoal que trabalha nelas assim como os autores, são empregos em causa e são o sustento das pessoas, então, mais uma desvantagem para os e-books que infelizmente tem mais haver com a consciência das pessoas do que com o tipo de suporte propriamente dito.

Também existem imensos fatores a favor do e-book, por ser mais ecológico, mais barato como disse anteriormente, e alguns outros, mas para mim é um "não" porque há alternativas relativamente ao suporte impresso que deitam todas essas abaixo, não vou entrar em detalhe neste post, portanto, agora digam-me vocês: Costumam ler e-books? Preferem o suporte digital ou o suporte impresso? Comentem aqui em baixo o vosso ponto de vista!


Sem comentários:

Enviar um comentário