O Que Eu Gosto e o Que Eu Odeio em Fanfics



Saudações Unicórnios! Vocês costumam ler fanfics? Ou costumam escrevê-las? Talvez os dois, não? O que é bom na internet e nas fanfics, é que podemos incluir as nossas personagens preferidas ou bias em histórias alternativas. Apesar de todos os clichês, há fanfics do mais variado possível, e é por isso que muita gente adora lê-las. Há uns anos atrás eu descobri como eram as fanfics quando um amigo me mostrou uma de NaLu (Natsu e Lucy de Fairy Tail), não estava má, passava-se num ambiente escolar, tinha as personagens mais relevantes do anime, e no geral quase não tinha erros ortográficos. De facto há exceções, mas a grande maioria das fanfics que já li até hoje têm coisas que me incomodam muito.

Cliquem em "Ler Mais" para saber o que eu aprecio e desprezo em fanfics.


Antes de começar a falar sobre o assunto que vos trouxe ao post, queria apenas realçar que tudo o que vão ler é uma crítica, mas não a ninguém específico, e sim a um grupo de pessoas. Não estou a dizer que não o devem fazer, ou o que é certo e o que é errado, mas sim, expressar a minha opinião crítica sobre o assunto com base em algumas coisas que tenho visto com o passar do tempo. Não é a minha intenção ofender, mas sim ajudar dando feedback que pode ser ou não utilizado por este grupo de quem vou falar. Se algum de vocês costuma escrever fanfics, por favor leiam o post, eu iria ficar muito grata e talvez fiquem contentes por receberem uma opinião, e espero verdadeiramente que não fiquem chateados comigo.

Tendo isto dito, comecemos o post.


Coisas Que Eu Odeio em Fanfics

www
  1. Os erros ortográficos: Sim, eu sei que nem todos conseguem escrever perfeitamente, ninguém é perfeito, mas a quantidade de erros é tão grande que em alguns casos eu nem entendo nada! Sou meio paranóica com os erros e quando vejo tantos juntos assim de uma vez só... dá-me arrepios. Uma dica para solucionar isto é: leiam muitos livros, ou escrevam primeiro a fanfic no Word, revejam com o corretor e aí publiquem, vai dar logo um melhor aspeto ao texto!
  2. A falta de pesquisa: Tenho uma amiga que lê fanfics de k-pop, então ela estava a ler uma fanfic e eu pedi-lhe para me mostrar porque estava curiosa e não estava a fazer nada na altura, então comecei a ler e reparei que supostamente a história passava-se na Coreia do Sul, no entanto, os horários escolares estavam organizados como se eles estivessem no Brasil (e ela disse que isso costuma acontecer), se forem pesquisar, poderão ver que eles têm 6 aulas por dia e tempo extra, então por favor, se a história se passa num local que existe, façam uma pesquisa, nem que seja mínima, para não falarem de coisas que lá não acontecem, cada lugar é um lugar, e na Coreia do Sul, não há aulas só de manhã, nem só à tarde. A imaginação é grande, mas estes pequenos detalhes incomodam e podem inclusive passar informações erradas aos leitores.
  3. A troca de idades: Algo que acontecia nessa tal fanfic era que as idades dos membros dos grupos não batiam certo de acordo com a história deles, por exemplo, havia um mais novo que já estava a trabalhar mas outro mais velho que ele ainda estava na escola (não por ter chumbado, só porque sim mesmo) e aparentemente isso também acontece às vezes. Não é algo necessário, mas novamente, pode passar uma ideia errada aos leitores e confunde um pouco. Eu sei que as idades "são trocadas" pelo bem do enredo mas tentem, sempre que possível, não o fazer, confunde.

Coisas Que Eu Gosto em Fanfics

www
  1. A variedade: A criatividade das pessoas é incrível e muitas das que escrevem fanfics têm muito talento, poderiam ir muito mais longe se não por aqueles pequenos erros. As histórias passam-se nas circunstâncias e sítios mais variados mas sempre com as mesmas personagens! É ótimo para quem quer sempre mais um gostinho de treta.
  2. Os clichês: Adoro os clichês, do tipo triângulos amorosos, passar-se numa escola ou amigos de infância, coisas do género, no fundo é isso que une as fanfics, algo diferente também é sempre bom, mas colocar lá um clichêzinho ou dois também não faz mal a ninguém e atrai leitores que gostam desse tipo de coisa unindo-os.
  3. A liberdade: Apesar do que eu disse aqui, cada um é livre de fazer o que quiser, há quem goste das fanfics mesmo que tenham factos errados, ou idades trocadas e erros ortográficos, e há quem não goste como eu, mas como não são algo que irá ser publicado, não existem todas aquelas formalidades, tornando a voz e as ideias de qualquer um em algo que pode ser conhecido por mais pessoas.
E vocês? O que gostam e o que odeiam em fanfics? Discordam de algo que eu disse? Digam nos comentários!

Sem comentários:

Enviar um comentário