[Jogo] 'Stardew Valley' - Review + Dicas



Saudações Unicórnios! No início de Julho, penso eu, houve saldos na Steam, e a maioria dos jogos estavam em promoção. Como eu já estava livre de exames e tinha tempo para jogar, resolvi ver o que havia lá que me interessasse e que não fosse muito caro (porque a vida está complicada), e resolvi que iria gastar apenas 10€, mas aqui a minha querida Worten não tinha cartões pré-pagos com esse valor, e fui obrigada a comprar um de 20€, no fim acabei por comprar 2 jogos. Primeiro comprei Don't Starve que estava com um desconto no pack que incluía todos os DLC (talvez faça uma review), e depois estava indecisa entre comprar Undertale (que é muito popular e elogiado) ou Stardew Valley (sobre o qual eu não sabia quase nada, apenas me disseram que era idêntico a Harvest Moon, mas infelizmente este último não fez parte da minha infância, então eu pouco ou nada sabia). Depois de ponderar durante algum tempo sobre o assunto resolvi ir contra as tendências (para variar) e comprar Stardew Valley, e não questionando a qualidade de Undertale (nem estando numa posição que me permita fazê-lo), posso dizer que não me arrependo da escolha que fiz e vou explicar porquê!

Cliquem em "Ler Mais" para continuar.

Antes de começar o post quero alertar para que não façam o download ilegal de qualquer jogo, não é correto, e se têm acesso ao mesmo não têm nenhuma desculpa para não o comprar. Não seriam capazes de entrar numa loja e roubar algo pois não? Então não apoiem a pirataria, para além de vos colocar em risco pela possível entrada de vírus no vosso computador põem também em causa a vossa privacidade e segurança! É algo que quase todos já fizemos, mas nunca é tarde demais para parar, não o façam! Não só se prejudicam a vocês mesmos, como aos criadores dos jogos que gastaram tempo, esforço e dinheiro no seu projeto e esperam retorno, afinal é o trabalho deles. Essa é a principal razão pela qual eu ainda não joguei Undertale, porque não sou rica, mas não quero roubar/fazer download pirata. Sendo assim não vale a pena comentarem e dizer que posso fazer download aqui e ali... só para dizer que não o vou fazer e vocês também não devem, ok?
Então, já devem estar fartos de tanta conversa e pouco assunto não é? Passemos ao jogo então!

Enredo/História do Jogo

www
És um/a jovem que, com a morte do teu avô, recebeu uma carta que ele te pediu para abrir quando estivesses cansado/a e deprimido/a da vida caótica da cidade.
Esse dia chega anos mais tarde, quando abres a carta descobres que te foi deixada uma quinta em Pelican Town (Stardew Valley) e quando lá chegas descobres que a propriedade se encontra num caos, cheia de mato e com uma cabana de madeira praticamente podre e abandonada.
O teu objetivo é fazer a quinta crescer e completar os objetivos do Centro Comunitário de forma a ajudar os Junimos (criaturas mágicas da floresta) restituindo a paz e tranquilidade em Pelican Town que se encontra ameaçada pela grande companhia de supermercados Joja Market.

Gráficos e jogabilidade

Este jogo revela tendências retro por ter um estilo pixelizado (o que também significa que pode ser jogado em computadores relativamente fracos pela sua pouca exigência). É jogado nomeadamente com o rato e as teclas W, A, S, D (para movimentação, obviamente).
O jogo passa-se num mundo aberto, que é Stardew Valley, da qual é possível recolher recursos e explorar, desde as minas (para reunir minerais, lutar contra monstros e apanhar algumas outras coisas raras) à praia, aos rios e aos lagos (onde se pode pescar), e às florestas onde se podem encontrar dos mais variados/as vegetais, flores e frutas selvagens. E estes são apenas alguns dos lugares chave, o jogo conta ainda com uma enorme variedade de personagens, estando algumas delas disponíveis para namorar e casar (homens e mulheres, todos eles disponíveis independentemente do género escolhido pelo jogador para a personagem principal, o que acho ótimo, pois há uns anos atrás os jogos não davam importância à comunidade LGBT sendo que se a personagem principal fosse mulher, por exemplo, necessariamente iria ficar com um homem, então de certa forma podemos ver a personagem principal de Stardew Valley como sendo bissexual certo?), quando o casamento se dá, o esposo ou esposa passa a viver na casa do jogador ajudando-o/a e dando-lhe presentes com frequência.

www
 A casa pode ser expandida duas vezes (pelo menos na atualização mais recente até à data), sendo a primeira necessária para casar, e que inclui uma cozinha e um melhor aspeto, a segunda (ainda não a fiz no jogo mas sei disto) incluí mais um andar que tem um quarto vazio e um quarto de criança com um berço e duas camas, sim, é possível ter dois filhos no jogo, um deles irá ser rapaz e outro rapariga, penso eu, no entanto eles apenas crescem até ao que falantes de inglês chamam de "toodlers", que não tem uma tradução bem definida para português, mas que significa "criança pequena que aprendeu há pouco tempo a andar e a falar".
O jogo tem uma grande complexidade, tão grande que se eu tentasse explicá-la toda nunca mais saía daqui! Então passemos à frente!

Banda sonora

Sim, isso também conta! Achei muito engraçado que cada estação tem uma música que se adequa imenso ao clima e às suas características. Também os sons no geral estão bons e muito detalhados, há um som para praticamente tudo. Mas a música mantém-se no estilo retro (um pouco mais moderna claro) e é muito calma, não é daquele tipo irritante e enjoativo que nos faz querer tirar o som do jogo, estão a perceber? É agradável e adequa-se ao momento e ao lugar.

Dicas e Coisas que Precisam de Saber [Leiam antes de jogar, eu avisei]

Antes de começarem a jogar há algumas coisas que eu acho que deviam saber, porque demoram tanto tempo a aprender que podem não ser capazes de completar todos os objetivos do Centro Comunitário a tempo, e podem cometer erros irreversíveis que vos vão obrigar a recomeçar o jogo (e olhem que ele não é pequeno).
  • Primeiro, Stardew Valley, tecnicamente, não tem um fim, o jogo é infinito e os criadores estão a trabalhar para que os NPC tenham uma rotina e pensamentos mais abrangentes que façam essa "infinidade" durar mais ou ter mais qualidade.
  • Mas ao fim de dois anos há uma avaliação que vai determinar se o teu desempenho foi o suficiente para ganhares um troféu, esse troféu é obtido ao completar todos os objetivos do Centro Comunitário e a não comprar ações do Joja Market! Não as comprem! Eu nunca as comprei mas sei o que acontece, se o fizerem vão haver consequências pouco agradáveis, eu avisei!
  • Então, por mais inútil que possa parecer, não ignores o Centro Comunitário e os Junimos, eles dão recompensas ótimas se os ajudares!
  • Planta as árvores no primeiro ano e o mais depressa possível, elas demoram um mês inteiro a crescer e só dão frutos em determinadas estações do ano, tenhamos em conta que cada mês no jogo equivale a uma estação!
  • Não te esqueças dos aniversários! Ter uma relação boa com todos os cidadãos é importante, porque eles te enviam coisas pelo correio que te ajudam, como receitas ou materiais!
  • Se quiseres conquistar os corações dos NPC recomendo que dês presentes apenas na Sexta e no Sábado. Isto porque tens um limite de dois presentes por semana, e se fizeres uma missão, se tiveres atingido esse limite, não vais conseguir entregar à personagem o que ela te pediu, impossibilitando-te de completares a missão, ganhar mais corações com a personagem e ganhares dinheiro!
  • Por falar em missões, tenta sempre completá-las, porque como eu disse, além de ganhares dinheiro, a tua relação com a pessoa que te fez o pedido também vai aumentar positivamente.
  • Vê televisão todos os dias: consulta a meteorologia para planeares com antecedência o dia seguinte e decidires se deves ou não aceitar as missões propostas em frente à loja do Pierre, vê o programa da vidente ("Fortune Teller") para saberes se estás com sorte no dia presente ou não, se sim, é um bom dia para fazer uma viagem às minas, aproveita, se não, nem tentes por os pés nas minas porque é perigoso, vê o "Livin' off the Land" para receberes mais dicas sobre o jogo, vê "The Queen of Sauce" para aprenderes receitas.
  • Não podes dar presentes aos NPC à toa, eles têm coisas que gostam e amam, mas também têm coisas que não gostam e odeiam que podem afetar a tua relação com eles, podes consultar a wiki para veres o que eles gostam, mas se não quiseres fazê-lo, fala com pessoas chegadas a eles e eles dir-te-ão, por exemplo, se quiseres saber o que a Jodi gosta ou não gosta, fala frequentemente com o Sam, porque ele é o filho dela e eventualmente irá dizer-te que ela não gosta do produto tal ou que ama a comida tal.
  • Não desperdices tempo à procura de NPC para completar missões ou dar presentes, aqui recomendo que consultes mesmo a wiki do jogo, cada um tem um horário que varia com os dias, as estações e o clima, memoriza onde eles costumam estar e vais encontrá-los num instante, mas para isso talvez precises da ajuda da wiki.
  • Quando o Clint te pedir numa missão uma determinada quantidade de cobre, não precisas de ir às minas caso o tenhas, tens de colocar a quantidade que precisas um por um no teu inventário para contar, e podes ir entregar-lhe sem desperdiçar muito tempo.
  • Enche a taça do teu gato/cão com água, e dá-lhe festas todos os dias, a ele e aos teus outros animais, também tens que manter uma boa relação com eles para que eles te dêem produtos melhores.
  • Se abrires o estábulo ou o galinheiro para que eles saiam, certifica-te que tens uma área vedada em volta, ou eles podem fugir, não optes por um espaço muito apertado porque é inconveniente, mas também não uses um muito largo porque tens de fazer a manutenção das cercas quando elas se partem e podes desperdiçar tempo a tentar encontrá-los.
  • Esta talvez seja a dica mais importante, quando o Demetrius vai ter contigo e te pergunta se queres usar a tua gruta para atrair morcegos da fruta ou para criar cogumelos, escolhe os cogumelos, até à data, os morcegos não compensam, deixam pouca fruta, apenas uma por cada três ou quatro dias, e para ter fruta basta plantares as árvores antecipadamente ou recolhê-la. Já os cogumelos são raros e muito mais rentáveis sendo que a cada três ou quatro dias recebes por volta de seis cogumelos que podem ser de tipos diferentes. Esta escolha é irreversível, e é por isso que esta dica é muito importante!
  • Para desbloqueares os esgotos precisas de uma chave que o Gunther, dono do museu/biblioteca de Pelican Town tem, para a receberes precisas de doar 60 artefactos ou minerais ao museu, enquanto vais doando também vais recebendo recompensas. Os artefactos não valem muito se os venderes e os minerais podes sempre encontrar com frequência nas minas, então não perdes nada. No dia seguinte a doares os 60 artigos (ou dois dias depois) o Gunther aparece à porta da tua casa e dá-te a chave que vais poder usar para entrar no esgoto e apanhar um dos peixes lendários ou conhecer um certo indivíduo/criatura.
  • Para encontrar artefactos e desbloquear livros que te dão informações e dicas, usa a enxada para escavar onde encontrares minhocas a sair do chão, há sempre algo lá, pode ser valioso, ou pode ser só argila. Depois podes encontrar e ler os livros que encontraste na biblioteca.
  • Quando andares pela cidade não andes com itens na mão (porque podes acidentalmente dar um presente indesejado a alguém), apenas com ferramentas, e destas, a foice ou a espada, pois estas não gastam energia, se tiveres outra qualquer na mão e acidentalmente a usares, mesmo que não faça nada, irá gastar energia, e a energia é muito valiosa.
  • Por fim, porque este post está a ficar super longo, leva sempre comida para as minas, se ficares sem vida ou energia, as consequências serão um bocado catastróficas, também tenham atenção ao tempo, se chegarem às duas da manhã fora de casa vão adormecer na rua, e se isso acontecer podem roubar-vos coisas, e vocês não querem que isso aconteça não é?
Deixo-vos aqui uns Junimos fofinhos x3 (www)

Post super longo, mas enfim, não havia como encurtá-lo mais. O que acharam do jogo? Vão jogar? Já jogaram? Se sim, o que acharam? Digam nos comentários!

Sem comentários:

Enviar um comentário