Como aprender coreografias de k-pop (?)



Saudações Unicórnios! As pessoas que me acompanham no Twitter devem saber que eu tenho tentado aprender algumas coreografias de k-pop, pois como não costumo sair muito de casa durante as férias (e os ginásios são caros) é uma boa forma de fazer exercício, e posso dizer que me dá mais cansaço que as aulas de Educação Física, talvez porque como é algo divertido tenho mais vontade de continuar e posso sempre fazê-lo numa quantidade adequada à minha resistência.
Há alguns métodos para aprender as coreografias, já entendi mais ou menos como funciona e resolvi partilhar aqui, quem faz zumba também devia continuar a ler o post, então cliquem em "Ler Mais" e saibam como podem fazer exercício através das vossas músicas preferidas!

Primeiro, se não tens experiência a dançar ou dançares mal, não há problema, lembra-te que é uma forma de diversão e exercício, não é como se fosses atuar em frente a alguém (mas se quiseres aprender com amigos também deve ser divertido, até porque as coreografias costumam ter vários membros). Para além disso, começa com coreografias simples ou tutoriais, para iniciantes, coreografias mais simples ou mais lentas e tutoriais são a melhor forma de "apanhar o jeito".

A primeira coreografia que eu aprendi foi "Cheer Up" das TWICE, é um pouco rápida mas eu usei um tutorial (e a versão que elas fizeram para o concurso de dança em que ensinaram os passos chave) e aprendi muito bem. A segunda que eu aprendi foi L.I.E das EXID, que requer "mais movimentos" ou "mais precisão" (não sei se me estou a fazer entender) mas é mais lenta e por isso não usei tutoriais, apenas a versão de dança espelhada.

Por falar em espelhado, se queres aprender uma coreografia usa sempre as versões de dança (ou treinos de dança) onde consigas ver todo o corpo dos dançarinos e de preferência espelhada, pois se não o for, pode originar confusão porque se, por exemplo, o grupo movimentar os braços para a esquerda, se a versão que estiveres a ver não for espelhada, vais movimentar o braço para a direita, e portanto, não vais aprender a coreografia corretamente. Para espelhar os vídeos basta ires a este site, e no link, a seguir do "v" metem o "=códigodovídeonoyoutube", tipo assim (cliquem nas imagens para verem melhor):

Copiem o código do vídeo que está a seguir ao v, assim como está no print.

Abram o site e vão ver tudo escuro, não se preocupem, sei que pode parecer confuso mas é simples.

Colem o código, se não copiaram o "=" a seguir ao "v" têm de o acrescentar.
Carreguem no "Enter" e vão ver o vídeo espelhado! ^^
No entanto, outra coisa que aprendi, é que se tiverem uma versão em palco (ou o treino de dança), usem, é melhor que a versão de dança, porque para além da versão de dança por vezes ser mais complicada, muitas vezes é também adaptada por questões de estética do vídeo, e creio que foi isso que aconteceu com L.I.E (por exemplo, a parte da Hani no início, é diferente no palco, e mais à frente o dance break da Junghwa também muda [e parece mais simples]), por isso, vejam vários vídeos e tenham atenção a isso.

Quando passarem para as coreografias mais rápidas irão ter de usar outro recurso porque em muitos casos não vão ser capazes de apanhar todos os passos, neste caso não conheço nenhum site que o faça mas no youtube encontram em muitos casos as versões em câmara lenta, o que vos vai permitir memorizar e praticar gradualmente mais rápido até conseguir acompanhar a música. Novamente, os tutoriais ainda são uma opção, mas eu gosto de adaptar a coreografia como quero e escolher o membro da qual eu vou aprender (porque cada membro tem a sua posição na coreografia, e eu tenho de ter em conta o espaço de tenho).

E por falar em espaço, o maior espaço que tenho é meio apertado, então se tiverem um espaço grande na vossa casa ou algum estúdio que possam frequentar, é o ideal, caso estejam na mesma situação que eu, terão também de adaptar a coreografia ao pouco espaço que têm.

Mas para quem não se quer dar ao trabalho de aprender, ou se mesmo assim for muito complicado, podem sempre experimentar as versões zumba das músicas, vi algumas recentemente no allkpop e posso caracterizá-las como sendo versões super simplificadas das coreografias, talvez não tenham o mesmo impacto que aprender a coreografia original, porque requerem menos tempo e esforço, mas para iniciantes é perfeito e para quem não tem muito tempo também!
Aqui deixo um exemplo, mas se procurarem "música tal versão zumba/zumba version" ou "música tal dance workout" ou algo do tipo encontram quase de certeza (pelo menos das mais conhecidas):


E mais um:


E isso é tudo o que posso partilhar com vocês (porque é tudo o que sei), com prática (e com paciência e muito tempo) acho que vão lá, para além de melhorar a vossa resistência vão melhorar também a vossa coordenação e vão divertir-se, a única desvantagem é que quando estiverem ouvir música em público podem ter uma grande vontade de começar a dançar porque sabem a coreografia.

Sem comentários:

Enviar um comentário