Photoshop ou GIMP?

Saudações Unicórnios! Esta foi a única coisa que me veio à cabeça para postar então... é.
Mas então indo diretamente ao assunto...

Aposto que 90% das pessoas que estão a ler isto usam Photoshop como editor "principal" de imagens, mas vocês acreditam que eu não me consigo dar bem com esse programa por mais que eu tente.
Estou a falar a sério! Já fui procurar tutoriais, experimentei várias versões e não fui capaz de usar nenhuma delas! Talvez seja porque estou mais habituada ao GIMP, pessoalmente eu prefiro este último.

Passo já a explicar porquê:



  1. É mais leve. Enquanto o Photoshop utiliza recursos para melhorar a aparência da interface o GIMP não.
  2. É mais simples de utilizar. Uma coisa que eu reparei no Photoshop é que as ferramentas estão meio "escondidas", não consigo saber o que as coisas fazem ou encontrar o que quero. No GIMP isso não acontece, as ferramentas para mim estão bem mais visíveis e organizadas.
  3. Faz tudo o que o Photoshop faz. Nem preciso de dizer mais nada sobre isso. 
  4. É gratuito. E o melhor é isto. Tem todas as funcionalidades que o Photoshop tem mas é gratuito. Enquanto que para ter o Photoshop é preciso, ou comprar, ou ir procurar o download pirata (coisa que todos sabemos que não é propriamente correta mas que já todos fizemos pelo menos uma vez na vida), quando se trata do GIMP basta ir ao site e fazer o download pois é totalmente gratuito.
  5. É possível encontrar tutoriais de GIMP com tanta facilidade como de Photoshop. Falo por experiência própria, aliás já cheguei a achar mais tutoriais de GIMP do que de Photoshop em alguns casos. Pode parecer que não mas o GIMP é bem conhecido, e por fazer as mesmas coisas que o Photoshop é possível encontrar tutoriais tanto de um como de outro.
  6. Da mesma maneira que é possível achar tutoriais também é possível achar recursos. Texturas, pincéis, o que seja, é possível encontrar todas essas coisas para o GIMP.
  7. Também está disponível em montes de línguas (incluindo português).
A única desvantagem (que eu tenha notado ou que me tenha incomodado) no GIMP é que demora algum tempo para abrir, mas não não é algo que seja assim tão mau, talvez um minuto ou dois apenas.

Para além disso eu tenho mais prática com o GIMP porque foi o primeiro editor de imagem (assim complexo) que usei, se eu tivesse começado a usar o Photoshop provavelmente gostava mais dele mas... é a vida.

P.S.: A imagenzinha do início fiz com o GIMP, usei estas imagens: www e www; e o tutorial: www.