The Binding of Isaac [Primeiras Impressões] - Um jogo viciante, barato e que vale a pena!

Saudações Unicórnios! Então recentemente eu coloquei as minhas maõzinhas num cartão pré-pago da Steam mas não chegou para comprar o Fran Bow, pois o cartão que comprei era de 10€ e o jogo era aproximadamente 15€, então o que é que eu decidi fazer. Resolvi comprar um jogo que custasse no máximo 5€ e da próxima vez que for à Worten compro um cartão de 10€ e uso para conseguir o Fran Bow. E que jogo de apenas 5€ foi esse que eu comprei?? Exato, "The Binding of Isaac" (o primeiro e sem o DLC, porque o pacote é por volta de 6€).

(www)

Então aqui vamos às primeiras impressões do jogo!


No Twitter muita gente elogiou e recomendou esse jogo assim que eu disse que estava à procura de um jogo barato na Steam. Eu resolvi comprar até porque também já me tinha interessado antes e tinha críticas muito positivas.

Sinopse

Isaac, uma criança, e a sua mãe viviam numa pequena casa numa colina, ambos felizes fazendo o que gostavam, com o Isaac a desenhar e a brincar com os seus brinquedos, e a sua mãe a ver programas de televisão Cristãos. Certo dia a mãe do Isaac ouve uma "voz do além" que diz que o seu filho está corrompido pelo pecado e que precisa de ser salvo. Ela pede que seja retirado do Isaac tudo o que for mau numa tentativa de o salvar. A sua mãe obedece e tira os seus brinquedos, desenhos, e até as roupas.
A voz falou novamente para a mãe do Isaac, dizendo que ele deveria ser isolado de todos os males do mundo. Novamente, a mãe obedece e tranca o Isaac no seu quarto. Mais uma vez, a voz fala com a senhora. E diz que ela se portou muito bem, mas que ainda questiona a sua devoção e pede para que ela sacrifique o seu filho. Ela obedece, agarra numa faca de cozinha e começa a caminhar em direção ao quarto de Isaac. A criança, vendo tudo por uma racha na sua porta, entra em pânico. Ele encontra uma porta debaixo do seu tapete e salta lá para dentro, mesmo antes da sua mãe entrar no quarto. (Fonte: Wikipedia [Traduzido e adaptado por Bea (eu XD)]).

Género(s)

Roguelike, Indie, Repetibilidade, Difícil, Ação

Primeiras Impressões

História

(www)
A história do jogo em si não é muito apelativa, é meio estranha (e até mete uma certa piada por isso apesar de ser também um pouco "morbida"), mas basicamente não é algo muito entusiasmante, acho que o que torna este jogo bom é o seu conceito, a história meio que parece uma desculpa para ele estar naquela cave. No entanto aposto que há imensas teorias sobre tudo isto. Sendo que o jogo tem uma atmosfera um tanto surreal e que o Isaac era notavelmente vítima de bullying na escola (o que se pode deduzir devido às memórias dele que aparecem quando o jogador passa de fase), todos estes acontecimentos perturbadores, tanto dentro da família como entre os colegas da escola, que fizeram parte da vida da personagem podem sugerir que talvez devamos interpretar a história de uma maneira diferente. É claro que isto não é um blogue de teorias e vou deixar-vos entender o enredo à vossa maneira.

Controlos

(www)
O jogo é propositadamente difícil (tem essa categoria mesmo), mas os controlos são bem simples, claro que até a pessoa se habituar é meio complicado (quando eu ainda não estava habituada colocava bombas sem querer e ás vezes magoava-me hahaha), e no início eu não sabia que dava para disparar com o rato porque quando eles dizem os comandos só referem que dá para disparar com as setas, mas para mim é muito mais fácil usando o rato.

Conceito

(www)
Acho que nunca tinha jogado um jogo Roguelike mas devo admitir que é bem interessante, as mortes são bem punitivas e quanto mais se avança pior é de certa forma, pois se a personagem morre todo o progresso é perdido e como o mapa é gerado aleatoriamente nunca se sabe o que se pode encontrar na próxima sala. Gostei imenso disto, e devo admitir que é por estas razões que o jogo é relativamente difícil e apelativo.

Gráficos

(www)
São bem simples e leves, penso que o jogo é originalmente feito do Adobe Flash, logo como vocês podem ver é algo bem leve, e prova que os jogos não precisam de ter grandes gráficos para serem bons. Ultimamente o estilo mais retro (jogos baseados em pixeis, point-and-click, puzzle, etc.) tem tido cada vez mais foco e sucesso na comunidade gamer (muito dele graças aos youtubers que divulgam estes jogos, principalmente os indies).

Outros

É um jogo bem viciante e penso que vale a pena comprar, pois para além de ser baratinho também é muito grande e nunca é igual. Uma pessoa pode ficar a jogar durante horas que nunca vai jogar na mesma dungeon, o jogo vai ser sempre diferente e há tanta coisa para fazer (descobrir segredos e itens, desbloquear personagens, etc.), na minha opinião vale muito, muito a pena.


E é isso, estas foram as minhas primeiras impressões do jogo "The Binding of Isaac", espero que tenham gostado, tenho outros jogos na minha lista de desejos que talvez traga aqui e faça as minhas primeiras impressões. Sei que o jogo já é meio antigo, mas... pronto, é isso XD

Se quiserem ir dar uma espreitadela na página da Steam do jogo cliquem aqui.
Se quiserem ver uma gameplay para perceber melhor como é o jogo cliquem aqui (é uma gameplay já antiga do PewDiePie, e se são haters lidem e podem ir já procurando outra).

Já jogaram este jogo? Se sim, gostaram? Se não, ficaram interessados? Digam aí nos comentários!