Olá meus caros? Ciências não são tudo!

Saudações Unicórnios! Neste post vim falar de algumas coisas que eu vejo muito frequentemente em Portugal e que provavelmente também acontecem noutras partes do mundo, e eu estou a falar da sobrevalorização das Ciências (ou da subvalorização das Humanidades e das Artes ainda não percebi bem).

Para os brasileiros que estão a ler eu vou explicar, cá em Portugal, quando um aluno vai para o ensino médio (cá chama-se Ensino Secundário) tem de escolher uma área específica de estudo, pode ser Humanidades (Línguas, História, Geografia...), Ciências Tecnológicas (Biologia e Geologia, Matemática, Física e Química...), Ciências Socio-Económicas (Matemática, Economia, Geografia...) ou Artes (Geometria Descritiva, Desenho, História de Arte...), e este post é sobre como algumas pessoas vêm cada uma dessas áreas.

Quando alguém me conhece e sabe que eu estou no 12º ano, a pergunta que fazem automaticamente à minha mãe é: "A sua filha está em que área?", e a minha mãe responde normalmente: "Ela está em Humanidades", pronto, até aqui tudo bem, mas agora aparecem dois tipos de pessoas, as pessoas que fazem cara de "Ah coitadinha da miúda deve ser burra" e dizem "Pois... o meu filho/a minha filha está em Ciências" mas dizem aquilo com um orgulho que eu nem sei descrever, empinam-se e dizem por palavras "bonitas" "O meu filho/A minha filha tem mais futuro que a tua porque está em Ciências", bom eu posso não ser uma bióloga mas sei com certeza o nome cientifico para esta espécie, é "Homo Ignorantis". Mas claro que felizmente ainda há pessoas decentes que dizem: "Ah parece interessante, pelo menos está a fazer o que gosta, o meu filho/a minha filha está em Ciências, mas por mim ele/ela estuda o que quiser" e aí sim, está um exemplo de um ser humano que de fato tem cérebro para pensar, graças a Deus é provido de inteligência e sabe que nenhuma área é mais que a outra.

Outra questão é que as pessoas acham que Artes é para os burros que não sabem fazer nada, o que é claramente mentira, pois eles também têm disciplinas bem complexas como Geometria Descritiva e História de Arte, já para não falar que ainda precisam de vocação. E 90% das pessoas que inferiorizam esta área glorificam os arquitetos e acham-se pessoas de grande cultura, mas se eles tivessem aulas com uma turma de Artes não iriam conseguir completar o curso, pois aposto que não seriam capazes de desenhar um retrato, ou distinguir uma pintura cubista de uma abstrata, e tudo isto é só para vocês terem a noção de como a sociedade é hipócrita.

Depois dizem que Humanidades é para aqueles que não sabem o que fazer da vida, bom, de fato, pelo que já vi e calculei logo no 10º ano que isso fosse acontecer, é verdade, a maior parte das pessoas que vão para Humanidades é porque não sabem o que fazer ou porque acham que é fácil, e posso dizer, que essas pessoas estão agora com disciplinas por repetir ou retidas em algum ano.
Novamente, e tal como em Artes, as pessoas acham que Humanidades é mais fácil que Ciências, mas eu gostava de ver essa gente a fazer um texto dando a sua opinião sobre a Globalização e os seus efeitos, ou talvez sobre a estrutura das cidades, sobre estatística, ah já sei, a contar pormenorizadamente a revolução bolchevique na Rússia ou fazer uma descrição da população da Europa no século XVII por exemplo.
Novamente, há um comportamento observado na espécie "Homo Ignorantis" em que os advogados são altamente respeitados, mal sabem eles que esta renomeada profissão faz parte da área de Humanidades (vejam só que uma vez uma senhora estava a falar com a minha avó e disse que Direito era de Ciências, sim claro, assim como Medicina é de Humanidades não está a ver).

Eu realmente gostava de dizer a todas essas pessoas o seguinte:
"As vossas casas, quem as desenhou? Quem defende os vossos direitos? Os desenhos animados que educam as crianças enquanto vocês trabalham, quem os faz? Quem é que vos dá as notícias no telejornal todos os dias? Quem é faz os logótipos das vossas empresas? Quem é que vos diz se vai chover amanhã ou não? Bom, estas perguntas têm uma resposta muito simples. Todas essas pessoas, sejam quem forem, aposto que nenhuma delas esteve em Ciências, ainda assim, vocês precisam de tudo isso não é verdade? Todas as áreas se conectam umas com as outras para que cada uma funcione, portanto pensem antes de obrigar os vossos filhos a seguir Engenharia ou algo do género, porque não é só com Engenheiros que um país anda para a frente, é preciso um pouco de tudo, e é por pessoas "Homo Ignorantis" que a sociedade em que vivemos é mais ignorante que uma porta. É tudo".

Sem comentários:

Enviar um comentário