Comentários do Blogger vs. Disqus

(www)
Saudações Unicórnios! Como devem saber eu já uso o Disqus há um tempo e posso fazer uma recomendação entre o sistema de comentários do Blogger e o widget que muitos usam.



Para organizar as ideias (eu sei que pareço uma fanática da organização mas se entrarem no meu quarto nem vêem onde está a cama, e olhem que ela é grande... ok pronto, estou a exagerar um bocado mas isto não é arrumadinho 24/7) eu vou indicar as vantagens e desvantagens de cada um.

Vantagens do Sistema de Comentários do Blogger:

  • É mais "personalizável";
  • Aceita HTML no comentário;
  • Todos os utilizadores do Blogger podem usar e também é possível ativar a opção que permite comentários anónimos;
  • [Edição] É possível alterar o avatar que aparece nos comentários anónimos (mas em HTML).

Desvantagens do Sistema de Comentários do Blogger:

  • Não notifica o autor do comentário quando ele recebe uma resposta ao mesmo;
  • Apenas dá para receber notificações de todos os comentários que aquele post tiver quando muitas vezes só interessa a pessoa receber a resposta do seu comentário.

Vantagens do Disqus:

  • Tem um sistema de importação e exportação de comentários;
  • Fornece uma maior variedade de opções, ou seja, o leitor pode entrar com qualquer conta sua (Twitter, Facebook, etc.) ou até criar a sua própria no site, assim qualquer um pode comentar e não tem desculpa para não o fazer;
  • Dá a opção de "gostar" dos comentários (e de "não gostar" também);
  • Deixa que o dono do blogue personalize o avatar que aparece em comentários anónimos;
  • Indica outros posts e isso ajuda com o crescimento do blogue;
  • Meio que cria uma espécie de comunidade própria do blogue;
  • Permite o autor identificar-se através de uma "etiqueta" (ao lado do nome);
  • O site oferece ainda outras funcionalidades de gestão (até da monetização do blogue, mas como não ganho dinheiro com o Unicorns & Chill não percebo muito sobre isso);
  • Tem uma plataforma moderna;
  • Tem duas interfaces, uma para blogues com fundos claros e outra para blogues escuros.
  • Mesmo se o autor mudar de layout os comentários vão permanecer no Disqus, se ele o colocar de novo no blogue tudo volta a aparecer.

Desvantagens do Disqus:

  • O seu sistema de importação de comentários não está disponível para o Blogger (mas acho que no Wordpress isso é possível);
  • Personalização limitada;
  • Não permite HTML no comentário (acho);
  • O contador de comentários (quando ligado ao widget do Disqus, não é o caso do meu blogue que só conta os comentários do Google +) é lento a atualizar após ser publicado um comentário.
Bom isto é só um balanço, não vou dar a minha opinião neste post, apenas queria, através da minha experiência, indicar as vantagens e desvantagens destas possibilidades.

E vocês? Qual dos dois sistemas preferem?