Tutorial: Efeito Scanlines/Linhas transparentes no GIMP


Saudações Unicórnios! Como podem reparar o blogue está meio diferente não é? Pois, eu mudei o título do blogue para "Unicorns & Chill" e o endereço também (agora é: "http://unicornsandchill.blogspot.pt/") o endereço da página do Facebook não mudou, apenas o título (porque como já tinha alterado uma vez agora não dá mais), o e-mail do blogue também mudou assim como os créditos dos templates (portanto se já fizeram o download do único template que disponibilizei, o "Dashed Purple & Blue" eu agradecia que o fizessem de novo se não incomodar muito não é?).

Agora sem mais demoras vamos ao post de hoje!

Então desta vez trago um tutorial que talvez vos possa interessar, eu vejo muito este efeito em fotos e ADORO-O, mas eu não sabia nem o nome, pesquisei imenso até que finalmente consegui achar como se faz isso no GIMP (porque eu ODEIO o Photoshop, acho o GIMP muito mais fácil de usar, já para não falar que é gratuito).

Vão precisar do GIMP para este tutorial, podem fazer o download aqui, como referi o programa é totalmente gratuito!
Cliquem em "Ler mais..." para ler o resto ^^




Primeiro que tudo, para quem não sabe, o efeito é este aqui:

Podem comparar com a imagem acima e vêem que algo é diferente certo? O efeito são aquelas linhas.
E agora vou ensinar como se faz, é muito simples:

1. Vão a "Ficheiro" > "Nova...", e depois na largura metam 5x5, cliquem em "Opções Avançadas" e depois em "Preencher com:" selecionem "Transparência" e cliquem "Ok". Isto vai criar um espaço com 5 por 5 pixeis com fundo transparente. (Eu vou colocar imagens com os passos para que fique tudo bem explicadinho, a ordem é da esquerda para a direita e de cima para baixo ^^).


2. Vai abrir uma imagem que mal se vê, carreguem no "+" do vosso teclado para fazer zoom. Quando estiver visível selecionem a Ferramenta Lápis e em baixo onde diz "Tamanho" substituam o 20,00 (ou qualquer que seja o valor que vos aparece, mas acho que o 20,00 é a predefinição do programa) por 1,00 e desenhem uma linha na diagonal na direção que vocês quiserem (desde que seja na diagonal, pois o nº de pixeis da imagem é ímpar). (Mais uma vez têm aqui as imagens).


3. Agora cliquem em "Editar" > "Copiar", depois novamente em "Editar" > "Colar como..." > "Nova Textura". Vai abrir uma janela e vocês colocam o nome que quiserem (há certos caracteres que não são permitidos na nomeação de um ficheiro então o nome que eu recomendo é "scanlines" ou "scanlines1" caso queiram fazer outras direções), e clicam em "Ok". A textura vai agora aparecer no canto inferior direito e vai ficar lá guardada sempre, ou seja, só precisam de fazer estes passos acima na primeira vez, para aplicar em imagens basta seguir os passos seguintes pois a textura já estará guardada no vosso computador mesmo que fechem e abram o GIMP, entenderam?


4. E por fim, só falta aplicar na imagem. Abram a imagem onde querem aplicar o efeito ("Ficheiro" > "Abrir"... e depois selecionem a imagem), e vai abrir um novo separador com a imagem selecionada, agora no lado direito cliquem em "Criar nova camada" (o icon é um bocado pequeno mas as imagens a seguir mostram tudo), vai aparecer um pequeno quadro, não precisam de dar um nome à Camada apenas certifiquem-se de que o "Transparente" está selecionado e depois cliquem em "Ok" e vai aparecer uma camada em cima da da imagem (tenham a certeza que que está em cima).


5. Agora selecionem a "Ferramenta Balde de tinta" e em baixo selecionem "Enchimento com textura" e a textura que fizeram nos primeiros passos que vai ser uma linhazinha pequena como poderão ver nas imagens, selecionem essa textura que criaram, depois apliquem na imagem (certifiquem-se de que a camada transparente está selecionada) e vão aparecer linhas pretas muito fortes, exato, agora basta ajustar a Opacidade da camada, substituam o valor "100,0" por algo mais baixo até que esteja perfeito para vocês, eu recomendo "20,0", e já está! (Se nunca usaram o GIMP ou outros programas do género continuem a ler para saber como guardar a imagem, se sabem podem passar o próximo passo à frente).


*6. Guardar a imagem é muito simples, apenas cliquem em "Ficheiro" > "Exportar como...", escolhem o nome e a pasta onde querem guardar e clicam em "Exportar". (ATENÇÃO: no nome está ".png" ou ".jpg" não apaguem isso pois é o formato do ficheiro, se quiserem uma imagem com mais qualidade mas mais pesada escrevam ".png" depois do nome, se quiserem uma imagem com menos qualidade mas mais leve escrevam ".jpg" depois do nome. Se a vossa imagem for transparente e vocês quiserem manter a transparência escrevam ".png" depois do nome).


E é isso, espero que tenham gostado do tutorial, assim que eu aprender a fazer coisas novas ensino-vos também, por favor compartilhem o post (demorou muito tempo para fazer), se tiverem alguma dúvida deixem nos comentários, se quiserem saber como se faz mais alguma coisa perguntem aí também porque pode ser que eu saiba e assim faço outro tutorial!