A minha opinião sobre o WhatsApp. Bloqueio da aplicação no Brasil. Alternativas.

Saudações Unicórnios! Eu não tenho tido muitas ideias para posts, mas já estou de férias de Natal e isso significa que vou ter mais tempo para o blogue!

Então, como não tenho nada para falar porque não faço nada de interessante decidi trazer um assunto que "abalou" o Brasil (mesmo eu sendo de Portugal) que foi o bloqueio do WhatsApp por parte das operadoras, e agora até me podem queimar mas eu acho que deviam fazer o mesmo em Portugal para ver se as pessoas percebem que estão a ser roubadas!

Primeiro, quero realçar que ao contrário do que muitos pensam, o WhatsApp NÃO é gratuito, mas também a quantia que deve ser paga é muito pequena (cerca de 75 cênt. por ano). Ainda assim pensem na quantidade de utilizadores que pagam essa taxa anual e agora calculem o quanto o WhatsApp ganha por ano (o Facebook neste caso porque acho que ele foi vendido já há um tempo).




Segundo, há muitas outras aplicações que fazem exatamente o mesmo e que até são gratuitas ou mais seguras que o WhatsApp, mas que infelizmente não são utilizadas e muitas vezes nem sequer conhecidas pelos utilizadores de smartphones ou outros dispositivos que suportem esses serviços. Vou dar alguns exemplos de alguns que experimentei ou da qual tenho ouvido bons comentários (estas aplicações tem muitas outras funcionalidades mas não vou abordar todas porque o post já é grande assim imagina se eu escrevesse sobre os detalhes):

O Viber, que foi o serviço de chat que conheci antes do WhatsApp. Esta aplicação já permitia que o utilizador fizesse chamadas muito antes do famoso WPP, tem uma interface mais bonita, e na minha opinião, mais organizada, a única queixa que eu ouvi foi relativa ao uso excessivo de memória RAM (para quem não sabe o que isso é... não vou explicar agora, mas resumidamente é algo que se tiver muito cheio deixa o telemóvel lento), mas há outras alternativas para quem quiser algo mais leve, continuem a ler!

KakaoTalk, eu tirei este print, a
aparência original não é assim, mas
como eu disse podem personalizar
com temas como é o meu caso!
O KakaoTalk, que até agora tem sido a minha aplicação preferida, é muito utilizada na Coreia do Sul (pois a empresa que a fabricou é de lá), é completamente gratuita, tem uma interface simples, está em português, é leve (o meu telemóvel não é assim tão bom e funciona muito bem então...), e a personalização está aberta a utilizadores (digo isto, porque eu, por exemplo, tenho um tema que foi feito por um utilizador. (Se procurarem "KakaoTalk theme" no Google Play aparece uma grande quantidade de temas super kawaii que se podem descarregar e usar na aplicação), também queria dizer que caso vocês tenham amigos virtuais que tenham conhecido, por exemplo, no Twitter, esta aplicação é MUITO segura, pois para falar com alguém não é necessário fornecer o número de telemóvel porque é possível criar um ID (tipo um nome de utilizador como aquele "@" do Twitter) e dá-lo à pessoa para falar com ela, essa pessoa nunca verá o teu número e tu nunca verás o dela a não ser que ela esteja já na tua lista de contactos.

Agora algumas outras aplicações da qual ouvi falar e recebi bons comentários:

O Line, que segundo o que me contaram também tem o sistema de ID que referi quando falei do KakaoTalk, também dá para fazer chamadas, sei que é muito usado no Japão e também na Coreia do Sul, nunca experimentei mas parece bom, se eu experimentar eu dir-vos-ei alguma coisa.

O Telegram, que pelo que me parece foi o grande substituto do WhatsApp com esta situação toda do bloqueio, também é gratuito (todas as aplicações que mencionei são gratuitas com exceção do WhatsApp, nelas apenas se gasta dinheiro em stickers ou emoticons), no entanto na minha pesquisa não encontrei nada que indicasse que esta aplicação seja capaz de fazer chamadas, então em comparação com as outras essa é a desvantagem, aparenta ser rápida e segura, pelas imagens que vi tem uma interface muito semelhante à do WhatsApp mas não parece ter sistema de ID, o que pode ser outra desvantagem.

Muitas pessoas não optam por usar outras aplicações porque o WhatsApp é mais usado, acho que isso está mal, eu tive WhatsApp e apaguei porque não gostei, "não tinha pés nem cabeça" pagar (mesmo que pouco) por algo que eu nem uso frequentemente quando eu tenho outros serviços que são melhores (nos aspetos que para mim são mais importantes) e gratuitos. Então antes de dizerem "mas não vou instalar porque ninguém usa" experimentem primeiro e mostrem aos vossos amigos, façam isso para que a nossa sociedade deixe de ser idiota, estamos a promover o capitalismo aqui, caiam na realidade.

Mas enfim, está é a minha opinião sobre toda esta coisa de "serviços de chat", o que vocês acham? Vão experimentar algum destes serviços? Já conheciam algum deles? Deixem aí nos comentários as vossas respostas! 

2 comentários:

  1. Acredita quem nem celular eu tenho? hahaha abandonei o meu há meses, mas ainda uso um pouquinho o celular do meu namorado, porque né, twitter e instagram são melhores pelo celular. Mas, no Whats, não entro há mais de meio ano, e nem sinto falta. Quando eu comprar um celular novo irei experimentar vários app para falar sobre eles no blog (já fiz até uma lista) e coloquei os que você citou na lista também <3

    Abraço e boas férias,
    literarizei.blogspot.com

    ResponderEliminar