A blogosfera está a ficar demasiado 'repetitiva', 'estereotipada' e 'superficial'?

Saudações Unicórnios! Hoje vim falar de algo que me incomoda IMENSO e dar a minha opinião sobre isso (sem ofensa a ninguém claro).

Mesmo que pareça que não, eu já ando pela blogosfera desde... penso que dos 13 anos aproximadamente e já vi muita coisa, muitos tipo de blogue, a evolução que se deu, etc. E hoje posso dizer que a blogosfera se tornou: repetitiva, estereotipada e superficial (sei que parecem palavras caras e que este vai ser um daqueles posts aborrecidos, mas quando eu explicar vocês vão perceber).




O mundo dos blogues deveria ser supostamente criativo e diferente, mas a verdade é que com o passar do tempo ele se tornou numa máquina de clones, em que o leitor tem aquela sensação de "já vi isto em algum lado, ah sim, todo o lado". A maioria dos blogues traz assuntos idênticos e é por isso que a blogosfera tem perdido o seu significado e popularidade entre algumas faixas etárias, sendo agora, predominantemente constituída por jovens adultas, o que me leva para a segunda questão.

A blogosfera começou a ser estereotipada. De todos os blogues que eu sigo, apenas uns 4 no máximo são escritos ou têm na sua equipa de autores, rapazes. Ter um blogue tornou-se meio que "uma coisa de menina", o que não é verdade, ou não deveria ser, sendo que, como eu disse, os blogues devem ter conteúdos diferenciados entre si. A questão é que meio que deixaram de haver "blogues mistos" onde há conteúdo que possa ter como público alvo, tanto rapazes, como raparigas. Os de rapazes normalmente falam de desporto, jogos, animes, assuntos tipicamente mais "nerds" (embora haja exceções claro) e os de raparigas, na sua maioria, falam de beleza, DIY, decoração, lifestyle, etc., coisas às quais "só as mulheres ligam" (exceto eu, pessoalmente não suporto blogues de beleza e lifestyle, mas gosto dos de DIY por exemplo, às vezes dão ideias engraçadas e diferentes). E o que eu acabei de referir leva-me à última questão, a superficialidade.

Sendo a maioria das bloggers mulheres, e dos blogues que elas possuem, a maioria fala de moda e cosmética, podemos concluir que a blogosfera se tornou superficial de certa maneira (claro que há alguns blogues que dão dicas úteis que ajudam os leitores e as leitoras a serem mais saudáveis mas falemos do geral). É exatamente pela maioria dos blogues ser sobre moda que a blogosfera passou a ser algo "de menina" e "superficial" e que pode, infelizmente, em muitos casos, impor ideias de beleza falsas na cabeça de jovens influenciáveis. Agora devem estar a pensar "ela é louca, lançou aqui uma bomba", mas como eu disse, não quero ofender ninguém, esta é a minha opinião.

E a única coisa que peço a possíveis "bloggers de moda" que estejam a ler este post é que tenham cuidado para não passar as ideias erradas.
Está tudo bem em querer ser bonita, mas de que vale ser bonita se por dentro se for vazia? Não ficaríamos assim reduzidas a meras bonecas?
Para mim, ser bonita, é preocupar-se com o que nos rodeia e tentar compreender a situação dos outros sem nunca se perder a nossa identidade, o nosso carácter e o que nos define como pessoas.

Eu sei que este foi um post mais "de reflexão" mas espero que vos tenha transmitido a mensagem!
O que vocês acham da blogosfera? Concordam ou discordam da minha opinião? Sejam livres de se expressar nos comentários, quero saber qual é o vosso ponto de vista ^^.