O que é anime? A ideia que as pessoas têm está correta?

Saudações Unicórnios! Como vocês poderiam imaginar (e até porque o nome do blogue deixa isso um pouco óbvio) eu vou começar a falar de cultura japonesa, mais especificamente anime, e para quem não tem muito conhecimento sobre isso eu vou explicar melhor!




Eu na vida
Anime significa "animação" em japonês, e embora muitos otakus (termo utilizado para denominar fãs de anime no geral) fiquem irritados quando dizem que anime são desenhos animados (e eu compreendo porque dependendo do contexto eu também fico irritada) a verdade é que realmente são desenhos animados, mas não são bem como as pessoas os vêm (e não, não são chineses, e japonês e chinês é completamente diferente! Dizer que chineses e japoneses é tudo o mesmo é basicamente o mesmo que dizer que portugueses e franceses são o mesmo, e todos nós sabemos que não é).

Tokyo Ghoul (Um anime onde há criaturas chamadas ghouls
que comem pessoas... super infantil hein?) :33
Aqui no ocidente (mais especificamente em Portugal) muitas pessoas nem sabem o que é anime, por outro lado há eventos de cultura japonesa onde se concentram MUITOS otakus (por exemplo o Iberanime que é talvez o evento mais famoso desse género que há em Portugal, eu já lá fui duas vezes e posso dizer que aquilo é o paraíso nerd/otaku), e sendo que há muita gente que não sabe e que o pouco que conhece ou conheceu é destinado para crianças todos acham que é exclusivamente para crianças, mas também há animes para adolescentes, adultos e até alguns que realmente dão para todas as idades.
Zankyou no Terror (Um anime sobre dois amigos que são
"terroristas" mas que têm uma boa causa, aviso que é daqueles
que faz chorar no fim ;-;)

Para além disso vamos pensar em desenhos animados AMERICANOS que são para adultos, como o Futurama, os Simpsons, Family Guy, etc., que claramente mostram que não são só os "desenhos animados japoneses" que não são exclusivamente para crianças.
Ainda assim por questões culturais, as pessoas tendem a rejeitar anime, ou porque lhes parece demasiado infantil (por falta de conhecimento) ou porque lhes parece demasiado estranho (porque há muitas histórias que não são comuns).

Apesar disto acredito que a cultura oriental se está a propagar em Portugal e que é só uma questão de tempo até as pessoas começarem a ver isto com outros olhos e aqui não falo só de cultura japonesa mas também de cultura coreana por exemplo, já reparei que há cada vez mais fãs de k-pop (música da Coreia)... mas isso já fica para outro post ;P

Então agora que sabem mais sobre anime, vão dar uma oportunidade? Ou o "conceito" não vos cativou muito?

Sem comentários:

Enviar um comentário